quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Coleta Seletiva não é moda e sim necessidade

Instituto Atitude Sustentável em mobilização .
Parque Municipal de Belo Horizonte

Por causa da visão materialista ligada a super população do planeta a necessidade de consumo cresce a cada dia fazendo com que a extração dos recursos naturais seja feito de forma acelerada. Por isso resguardar os bens naturais para usufruto da geração futura é uma necessidade nos dias atuais.

Uma das soluções para diminuição desta extração exacerbada é reutilizarmos o que já foi um dia extraído, o que garantirá o uso dos bens a geração futura. Dentre as metodologias hoje utilizadas a coleta seletiva se destaca, por ser fonte de renda e inclusão social de trabalhadores com materiais recicláveis em todo planeta.

Para facilitar a separação dos resíduos, o Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA objetivou contêineres coloridos cujo proposito foi igualar em todo território Nacional cores que facilitam um destino ambientalmente correto dos materiais. As cores padronizadas Azul, Amarelo, Vermelho e Verde vem servindo como base para implementação de campanhas educativas para empresas, escolas, municípios e até pelo Estado. Além de belas, contextualizam além da simbologia “atraente”, ações que tornam indivíduos e até mesmo a coletividade socialmente e ecologicamente corretos.

Mas você já parou para pensar para onde vai o resíduo descartado por você? Por acaso já se preocupou para onde o “poder público” está encaminhando seu “lixo”?
Perguntas como estas devem ser feitas. Em caso de dúvida você como cidadão consciente e preocupado com o futuro dos teus filhos deve ou pelo menos deveria fazer estes questionamentos para a Secretaria de Meio Ambiente ou Secretaria de Limpeza Urbana da sua região. Pode parecer engraçado, mas o descarte que parece correto, ao sair dos seus olhos pode parar em lixões, reservas ambientais e até mesmo nos leitos dos rios.

O ideal é que o destino seja concedido de forma ambientalmente correto para empresas que tratam estes materiais de forma adequada ou até mesmo dispô-los em aterros sanitários (locais supostamente adequados).

Infelizmente o dia nem bem amanhece é já é noite. A correria dos seres humanos faz com que cada dia se disperse sobre as más políticas públicas realizadas pelos nossos representantes e quando menos esperamos somos surpreendidos com aumento de taxas, supostos produtos ecologicamente corretos com preços elevados, onde o tal chamado marketing verde nos corrompem e no final julgamos ser todos cidadãos ambientalmente corretos.

Já parou para pensar que nos últimos tempos o tema sustentabilidade está sendo dito com tanta frequência por empresas e pessoas famosas? Será por quê?

Caros leitores, para que uma ação ou empresa seja sustentável ela deve ser baseada em três tripés básicos: deve ser ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. Se ela é formada sem a junção destes, tenham certeza, não é sustentável. Não se deixe julgar pelas aparências. Conheça, pesquise e só depois pode dizer com toda convicção: realmente a empresa é sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.