sábado, 17 de dezembro de 2011

Instituto Atitude Sustentável - IAS em debate ao vivo na Tv Horizonte. Confira!

INSTITUTO ATITUDE SUSTENTÁVEL NA TV HORIZONTE

  O Instituto Atitude Sustentável – IAS representado por Rodolfo Fernandes, participou do debate promovido pela TV Horizonte. O tema foi Resíduos Sólidos, como reutilizar, reciclar, enfim, cuidar do nosso "lixo". O programa Horizonte Debate foi exibido nessa quinta-feira, Ontem, dia 15 de dezembro, às 21h20, ao vivo, pela TV Horizonte.

Quais são os principais problemas que um lixo não tratado pode causar para o meio ambiente e saúde humana? O lixo é sempre um problema? Os R's da reciclagem. Tudo isso e muito mais foi debatido por representantes do Poder Público, Sociedade Civil Organizada e Comunidade Acadêmica, profissionais estes que lidam todos os dias com essa área.
O Debate foi apresentado pelo Pe. Márcio Paiva, prof. de Filosofia e chefe do Instituto de Ciências Humanas da PUC. Estiveram presentes o engenheiro sanitarista e professor da PUC Minas, Hiran Sartori, Rodolfo Fernandes Diretor Presidente do Instituto Atitude Sustentável e Lucas representante do Sistema de Limpeza Urbana de Belo Horizonte - SLU.

Na ocassião, Fernandes frisou a importância  das boas práticas dos Rs Ambientais, a saber, Repensar, Recusar, Reciclar, Reaproveitar e Reutilizar para posteriormente ser descartado os rejeitos.Contudo, ressalta que a reciclagem em si, não é a solução principal, sendo necessario o uso do primeiro R, o repensar, para as boas práticas, " existe uma necessidade do individuo em sí colocar a mão na cabeça e falar eu preciso disso? em rever conceitos". Ou seja envolve um todo, porque quem produz o lixo somos nós, dai uma questão de educação, comportamento, uma questão de atitude, ressaltou o apresentador.

Fernandes, apresentou o trabalho do IAS, bem como frisou da necessidade das empresas e associações no fortalecendo do trabalho. O Instituto está de braços abertos para novas parcerias, para que seu objeto principal seja atendido. Um dos objetivos do Instituto é levar conhecimentos para os trabalhadores com materiais recicláveis no Estado de Minas, bem como envolver neste processo a sociedade civil, Instituições de Ensino, Poder Público e as empresas.

A participação da sociedade é fundamental para o alcance dos preceitos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, entrelaçada a Política Nacional de Educação Ambiental, bem como do Poder Público , das empresas e das Instituições de Ensino. "Existe uma necessidade de participação do individuo em exercer o seu papel de cidadão, não somente na hora do voto e sim participar efetivamente das Políticas Públicas, devendo cobrar do Poder Público, e fazer valer os seus direitos elencados nas legislações", frisou Fernandes.

Artesanatos de resíduos sólidos - Reutilizar



















































Em falar em reutilizar, foram apresentadas peças confecçionadas com resíduos sólidos que poderiam ter ido para o lixo. A tartaruga, feita de tampinhas de garrada pet e restos de tecido de estofados foi feita em parceiria com a artesã e monitora ambiental Sr.ªLuz Marina Rodrigues do município de Ibirité - MG. Ela faz artesanatos que são inteiramente retirados de resíduos que iriam para o lixo. Com o intuíto de apresentar aos telespectadores a necessidade de repensar e reutilizar materiais neste Natal, época de grande consumo. As revistas foram  utilizadas na confecção de árvores de natal, desenvolvidas pela Sr.ª Joice Rodrigues, Diretora Financeira do Instituto. As bonecas foram criadas de garrafas pets pela artesã Sr.ª Maria Valderez do Município de Contagem - MG.

Se você perdeu o programa de Quinta - Feira, e a reprise de Sábado, não deixe de assistir as reprises de Terça-Feira 20 de dezembro.


QUINTA 21:20 - Ao vivo
SÁBADO
15:00 - Reprise
TERÇA:02:30- Reprise
11:00 - Reprise


Para saber mais, acesse o site da emissora:
http://tvhorizonte.com.br/programas/jornalismo/horizontedebate/

Todos juntos a favor de um mundo melhor para as presentes e futuras gerações. Eae vamos fazer diferente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.