domingo, 14 de agosto de 2011

Prêmio de sustentabilidade UNA

Revista Ecológico divulga os vencedores do segundo prêmio de sustentabilidade UNA - E A SUSTENTABILIDADE SE FEZ CARNE.

Mais uma vez integrante do grupo atitude - Rodolfo Fernandes mostra que o grupo atitude não nasceu por um acaso, revelando assim profissionalismo.
Segunda edição do Prêmio de Sustentabilidade UNA confirma as palavras do padre, professor e reitor da instituição
Hiram Firmino - redacao@revistaecologico.com.br

Pe. Geraldo Magela, ao centro, comos autores do projeto vencedor: compromisso ecológico - (Foto Isabela Carrari)
Fonte: http://www.revistaecologico.com.br/materia.php?materia=MzM1&edicao_id=57

Ape­sar de sua acei­ta­ção, sim­pa­tia e ado­ção pú­bli­ca cres­cen­tes co­mo pa­la­vra-sím­bo­lo de es­pe­ran­ça pa­ra o pla­ne­ta em de­se­qui­lí­brio, a "sus­ten­ta­bi­li­da­de" não tem na­da do seu gla­mour su­ge­ri­do. "Sus­ten­ta­bi­li­da­de", la­to sen­su, sig­ni­fi­ca "so­bre­vi­vên­cia". So­bre­vi­vên­cia nua e crua do pla­ne­ta e da hu­ma­ni­da­de que pe­na ne­le. Sim­ples as­sim, co­mo aque­le anún­cio de te­le­fo­nia.
A saí­da pa­ra a cri­se na­tu­ral e ci­vi­li­za­tó­ria em que vi­ve­mos se­gue a mes­ma sim­pli­ci­da­de. Ou se­ja, ela es­tá na nos­sa ca­pa­ci­da­de, en­quan­to ho­mo sa­piens, de trans­for­má-la em co­nhe­ci­men­to e ati­tu­des apli­cá­veis. Ter­mos um pen­sa­men­to ver­de, de­sen­vol­ver­mos so­lu­ções lim­pas e so­cia­li­zar­mos  no­vas tec­no­lo­gias. Tam­bém sim­ples as­sim, co­mo de­ve ser o nor­te de qual­quer uni­ver­si­da­de co­nec­ta­da a es­se com­pro­mis­so ho­je glo­ba­li­za­do.
Foi o que des­ta­cou o rei­tor da UNA, Pe. Ge­ral­do Ma­ge­la, du­ran­te a en­tre­ga da 2ª edi­ção do "Prê­mio de Sus­ten­ta­bi­li­da­de UNA" aos seus alu­nos, pro­fes­so­res e coor­de­na­do­res de pro­je­tos mais sus­ten­tá­veis ge­ra­dos no âm­bi­to da ins­ti­tui­ção com apli­ca­ção ime­dia­ta no dia a dia da ca­pi­tal mi­nei­ra.Tal co­mo na Bí­blia se diz que "o Ver­bo se fez car­ne e ha­bi­tou en­tre nós", pa­ra nos sal­var da ig­no­rân­cia exis­ten­cial, ele lem­brou que, o que a so­cie­da­de mais des­res­pei­ta ho­je é a pa­la­vra da­da.
 "Não há mais com­pro­mis­so ao ver­ba­li­zá-la. Mas, con­tra es­sa de­ses­pe­ran­ça, pe­lo me­nos ali, na pes­soa de ca­da pre­mia­do e na nos­sa Car­ta de Prin­cí­pios, a pa­la­vra sus­ten­ta­bi­li­da­de é rea­li­da­de, se faz car­ne e ha­bi­ta en­tre nós. Co­mo os en­vol­vi­dos nes­ses  pro­je­tos e ges­tos con­cre­tos, to­dos te­mos de as­su­mir o com­pro­mis­so de cons­truir um mun­do me­lhor pa­ra os nos­sos des­cen­den­tes", res­sal­tou.
SA­BER PA­RA O MUN­DO
O gru­po de alu­nos do 4º pe­río­do de Ges­tão Am­bien­tal da UNA­TEC, gran­de ven­ce­dor da pre­mia­ção es­te ano, com o Pro­je­to Eco­mó­veis, mos­trou que o rei­tor e a ins­ti­tui­ção es­tão cer­tos em ter­mos de ino­va­ção do sa­ber tec­no­ló­gi­co. Ao fa­zer um es­tu­do de ca­so das ações de sus­ten­ta­bi­li­da­de ado­ta­das em pe­que­nas em­pre­sas mo­ve­lei­ras de "fun­do de quin­tal", que pro­du­zem mó­veis eco­lo­gi­ca­men­te cor­re­tos a par­tir da re­ci­cla­gem e rea­pro­vei­ta­men­to de re­sí­duos in­dus­triais, eles com­pro­va­ram a im­por­tân­cia da ges­tão am­bien­tal co­mo con­tri­bui­ção es­tra­té­gi­ca de so­bre­vi­vên­cia do pla­ne­ta.
Em­pre­sa si­mu­la­da de mó­veis e aces­só­rios de de­co­ra­ção eco­ló­gi­cos, a Eco­mó­veis foi cria­da por Bian­ca Bár­ba­ra, Da­nie­la Al­ves, Ol­ga Ra­fae­la, Ma­ria Emí­lia Al­mei­da, Mar­le­ne Pe­rei­ra, Ro­dol­fo de Oli­vei­ra e Vi­via­ne Oli­vei­ra, sob orien­ta­ção da pro­fes­so­ra An­gé­li­ca Duar­te. O pro­je­to ago­ra se­rá pu­bli­ca­do no 2º Re­la­tó­rio de Sus­ten­ta­bi­li­da­de do Gru­po Âni­ma Edu­ca­ção, que in­te­gra o Re­la­tó­rio In­ter­na­cio­nal da ONU so­bre o Pac­to Glo­bal, do qual a UNA faz par­te, com dis­tri­bui­ção em to­do o mun­do, a par­tir de ju­nho de 2011.
Tam­bém irão com­por o do­cu­men­to, a par­tir de Mi­nas, co­mo exem­plos pa­ra o mun­do, os qua­tro ou­tros pro­je­tos ven­ce­do­res. São eles: "Me­di­das Sus­ten­tá­veis pa­ra a Co­pa de 2014 - Ba­nhei­ros Mó­veis Eco­ló­gi­cos", dos alu­nos do Cur­so de En­ge­nha­ria Am­bien­tal, orien­ta­dos pe­lo pro­fes­sor Die­go Luiz Nu­nes; "Tec­no­lo­gia em Tra­ta­men­to do Óleo Ve­ge­tal e Ani­mal pa­ra Fa­bri­ca­ção de Bio­die­sel (Eco-Óleo)" e "Ges­tão In­te­li­gen­te de Re­sí­duos (Ecoe­fi­ciên­cia)", do Cur­so de Ges­tão Am­bien­tal, orien­ta­do pe­la pro­fes­so­ra An­gé­li­ca Duar­te; e "Con­ver­são Di­re­ta de Ener­gia Me­câ­ni­ca em Ener­gia Elé­tri­ca", do Cur­so de En­ge­nha­ria Am­bien­tal, orien­ta­do pe­la pro­fes­so­ra Cris­tia­ne Quin­tão.
Co­mo lem­brou o vi­ce-rei­tor, Áti­la Si­mões, o de­se­jo de edu­car pa­ra a sus­ten­ta­bi­li­da­de não é mais um so­nho. "Ca­da vez mais os nos­sos es­tu­dan­tes se in­te­res­sam pe­lo te­ma, se com­pro­me­tem com ele e criam con­di­ções pa­ra que saiam da sa­la de au­la e trans­for­mem a rea­li­da­de e o mun­do ao nos­so re­dor. Mais que vo­ca­ção, es­te é o nos­so or­gu­lho, a nos­sa ra­zão maior de exis­tir."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.