quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O INTITUTO ATITUDE SUSTENTÁVEL REALIZARÁ NOVA AÇÃO A FAVOR DA SUSTENTABILIDADE. CONFIRA!

Volta às aulas consciente”


Em Janeiro uma das maiores preocupações dos pais é a compra do material escolar para seus filhos. Normalmente eles recebem das escolas listas quilométricas com diversos itens. O que podemos observar é que muito do que esta nessa lista não é utilizado durante o ano. Muitas vezes ficam “perdidos pelo caminho”, esquecidos em gavetas e acabam indo para o lixo. Além disso, uma caixa de lápis de cor, por exemplo, não é utilizada totalmente. Um lápis fica normalmente pela metade no final do ano, ou até maior que isso. Então, porque não comprar uma caixa com lápis de cor menor? Ou ainda, por que não utilizar à mesma caixa no próximo ano? Infelizmente, as propagandas de hoje incentivam a nós e aos nossos filhos a ser cada vez mais consumistas.
 
Existem muitas maneiras criativas de se fazer um novo material para o inicio do próximo ano, reutilizado materiais dos anos anteriores. É só pegar, por exemplo, o restante das folhas que não foram utilizadas de todos os cadernos, encadernar novamente e fazer um novo. A própria criança ou jovem pode pegar figuras de revistas, restos de papeis coloridos, fitas e embalagens de presentes que iriam pro lixo para confeccionar uma capa bem bonita, personalizada e criativa. Garanto que fica bem melhor e mais bonito. Além de ser exclusivo e gerar menos resíduo, as crianças e jovens aprendem se divertindo. A confecção de um item de material reciclável auxilia no desenvolvimento da capacidade motora, no desenvolvimento da criatividade e consciência ecológica.
 
Outra boa idéia é comprar os materiais (apenas aqueles necessários) em uma loja que trabalhe com produtos de materiais reciclados ou procurar alguma marca específica que utilize a reciclagem. Também é necessário saber se a fábrica financia projetos e programas de educação ambiental, mantém reservas biológicas de proteção da fauna e flora, reutiliza e destina corretamente seus resíduos, entre outras ações ambientalmente e socialmente corretas. Algumas ONGs e associações podem dar dicas de onde comprar ou não comprar, mas o ideal é que todos procurem e estudem esse assunto.
 
É isso: volte às aulas de maneira consciente. Reutilize seus materiais escolares do ano anterior, enfeite os mesmos com artesanatos de materiais recicláveis, não compre além do necessário e apenas compre materiais de empresas que ajudam a preservar o meio ambiente. Assim, você economiza e ajuda a preservar os nossos recursos naturais na fonte (não cortando árvores e retirando minerais do solo) e na forma de destinação final do mesmo (gerando menos lixo e descartando no local correto).
 
O Instituto Atitude Sustentável fará a mobilização “Volta as aulas consciente” no dia 28 de Janeiro de 2012 ás 15 horas na Praça Sete em Belo Horizonte.

Participe! Repasse  a idéia à diante!
 
Daniela Lemos Ferreira
Diretora de Ciências e Tecnologia do Instituto Atitude Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.