quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Capacitação de Associação de Trabalhadores com materiais recicláveis

GRUPO ATITUDE SUSTENTÁVEL  REALIZA ATIVIDADES COM OS TRABALHADORES COM MATERIAIS RECICLÁVEIS DE IBIRITÉ - ASTRAPI.

AS AÇÕES PROPOSTAS FORAM REALIZADAS. CONFIRA!

             Foi realizado no dia 15 de agosto ações a favor da sustentabilidade no Município de Belo Horizonte divisa com o Município de Ibirité - MG. O evento foi realizado na Associação com trabalhadores com papel, papelão e Materiais Recicláveis de Ibirité - ASTRAPI.


Palestra sobre Segurança Ocupacional
palestrante: Joice Rodrigues de Souza.
Foto retirada por Daniela Lemos Ferreira

              No evento, o Grupo Atitude realizou palestras educativas de saúde. segurança ocupacional e higiene pessoal. A palestra foi realizada pela Técnica em Meio Ambiente Joice Rodrigues de Souza com duração de aproximadamente 50 minutos. Na ocasião foi apresentado informações de grande importância para os trabalhadores com resíduos no tocante a utilização dos equipamentos de proteção individual e os riscos causados pela falta de uso desses equipamentos.




              Na ocasião foi apresentada uma palestra sobre a responsabilização empresarial quanto aos resíduos doados por empresas a associações e cooperativas e a importância do destino correto dos materiais recebidos pelas empresas.
               
Palestra sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos
 palestrante: Rodolfo de Oliveira Fernandes.
Foto retirada por Daniela Lemos Ferreira.

               Também foi realizado um debate e esclarecimentos sobre os princípios, diretrizes e objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010), além de ter sido repassado para a associação todas as ações e informações condizentes as associações de catadores. A apresentação e debate foi conduzido pelo coordenador do Projeto Rodolfo de Oliveira Fernandes, Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental e Especialista em Direito Ambiental.

               Para melhor contextualizar o propósito do projeto, foi apresentado vídeos da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS e posteriormente realizou-se debate sobre a logística reversa.


Ginástica laboral por Joice Rodrigues de Souza.
Foto: Daniela Lemos

               O mais surpreendente e gratificante para o Grupo, foi à realização pela primeira vez na associação de uma ginástica laboral com os associados, promovendo assim, um momento de relaxamento e muito prazer para os participantes. Na ocasião, os associados apresentaram para o grupo um pouco de sua cultura e apresentações de capoeira.







              É importante ressaltar que foi realizada uma reunião com os representantes legais da associação Srª Rosangela e Renata e com os representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Ibirité, no propósito de fortalecer a rede de contatos entre associação e poder público. Foi apresentado ao Srº Mario Lucio (responsável pela coleta seletiva no Município de Ibirité) a importância do controle dos resíduos pela associação, havendo a necessidade do acompanhamento tanto da entrada dos resíduos na associação quanto ao descarte ou destino final ambientalmente adequado.

              Na ocasião foi repassado aos representantes do Poder Público e a aos representantes legais da ASTRAPI pelo Grupo Atitude todo material para controle dos resíduos. Dentre estes: ficha de acompanhamento de destino final ambientalmente correto dos materiais, lista para preenchimento das empresas parceiras, declaração de destino ambientalmente correto a empresas licenciadas, modelo de ATA de reunião, fluxograma simplificado de destino dos resíduos e os contatos da equipe do grupo atitude para eventuais auxílios.
Membros da Associação de Catadores de materiais Recicláveis ASTRAPI,  integrantes do grupo Atitude e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente de Ibirité.


O evento foi um sucesso graças a participação do Grupo Atitude e da parceria realizada entre o poder público local e principalmente pelo grande empenho da Associação de trabalhadores com materiais recicláveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.