sábado, 26 de novembro de 2011

Atualidades da Coleta Seletiva

Embalagens vão mudar símbolo para melhorar coleta
Símbolo de Descarte Seletivo que foi incorporado à ISO 14021
O Ministério do Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Embalagens (Abre) assinaram no dia 24-11-2011 um pacto setorial para ampliar o número de empresas que usam o símbolo de descarte seletivo nas embalagens de seus produtos. Até agora, poucos segmentos adotaram o símbolo, com destaque para a indústria alimentícia. Gigantes como a Kraft Foods, a Nestlé e a BRF Brasil Foods estão entre elas. O símbolo mostra um homem descartando a embalagem em latões destinados ao lixo reciclável em vez de jogá-la no lixo comum.
'A ideia é que a Abre atue junto aos seus associados para que eles mudem o símbolo utilizado. O símbolo anterior pertence a uma época em que era preciso educar o cidadão para jogar 'o lixo no lixo'. Agora estamos dizendo: 'jogue o lixo no lixo certo'', explica Carla Miranda, analista ambiental do ministério. A meta é atingir mil produtos por ano usando o novo símbolo.Infelizmente, poucos consumidores lêem os rótulos das embalagens.
A educação do público é considerada estratégica para a coleta seletiva e a logística reversa instituída pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos, de 2010. Até porque a lei prevê penalidade para o cidadão, caso não cumpra sua parte na chamada gestão compartilhada de resíduos sólidos. 


Conheça as demais simbologias:

1 – Politereftalato de etila (PET);
2 – Polietileno de alta densidade (HDPE* ou PEAD);
3 – Policloreto de vinila (PVC* ou V);
4 – Polietileno de baixa densidade (LDPE* ou PEBD);
5 – Polipropileno (PP);
6 – Poliestireno (PS);
7 – Outros.
*Siglas em inglês.

Ponto Verde em embalagens






O circulo ao lado é o “Ponto Verde”. Em alguns países da Europa ocidental, as empresas pagam a reciclagem do produto antes dele ser colocado à venda. 



Prazo para municípios apresentar
plano de gestão de resíduos

A partir de agosto de 2012, os municípios terão de apresentar planos de gestão de resíduos, com metas territoriais de coleta seletiva. Se o munícipio não cumprir sua parte - a separação dos resíduos úmidos dos secos -, levará uma advertência e, em caso de reincidência, a lei prevê multa de R$ 50 a R$ 500', diz Simone Paschoal Nogueira, coordenadora de legislação da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (Abre). 


Desconto de Imposto (IPI) para empresas que adquirem reciclados diretamente de cooperativas de catadores de materiais recicláveis

O governo aprovou, nesta semana, o decreto nº 7.619/2011 que prevê desconto de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as empresas que adquirirem insumos reciclados diretamente de cooperativas. 'É o primeiro movimento do governo federal para cumprir algo previsto na própria lei, que menciona incentivos fiscais para fomentar a logística reversa', diz Simone Nogueira, da ABLP.
As cooperativas terão de se estruturar muito bem para suprir a demanda da indústria.
Os resíduos sólidos deverão ser adquiridos diretamente de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, constituídas de, no mínimo, vinte cooperados pessoas físicas, sendo vedada a participação de pessoas jurídicas, segundo o texto.

Adaptado de:
http://www.abre.org.br
DOU (Diário Oficial da União), nesta terça-feira (22/11)
Decreto nº 7.619/2011, que dispõe sobre a concessão de crédito presumido de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na aquisição de resíduos sólidos.
Notícias Jornal “O Estadão”. KARINA NINNI, estadao.com.br, Atualizado: 26/11/2011 3:05

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.