quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

INSTITUTO ATITUDE SUSTENTÁVEL - IAS É APRESENTADO NO INSTITUTO EDUCACIONAL BELO HORIZONTE - IEB

Alunos do curso Técnico de Meio Ambiente do programa PEP, ( Programa que oferece cursos de formação profissional aos alunos do 2º ou 3º anos do ensino médio da rede Pública Estadual) recebem de braços abertos o Instituto Atitude Sustentável.

No dia 12, de dezembro do corrente, o Instituto Atitude Sustentável recebeu o convite da Sr.ª Antônia Maria (coordenadora do Instituto Educacional Belo Horizonte - IEB), na ocasião, foi solicitado palestra com as ações do Instituto Atitude Sustentável - IAS, bem como o foco do projeto, metodologias, resultados alcançados pelo Grupo Atitude com o projeto ações a favor da sustentabilidade, metas e as principais dificuldades enfrentadas.

É importante ressaltar que de acordo com o IEB as ações a favor da sustentabilidade pelo Instituto Atitude merecem destaque na Instituição de ensino e o compartilhar das informações de sucesso é essencial para o cumprimento do objeto dos Institutos.

Após o recebimento da carta convite, a palestra foi ministrada.

A palestra foi realizada por Rodolfo Fernandes (Diretor Presidente do IAS), na ocasião os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do programa PEP, receberam as informações solicitadas pela coordenação do IEB bem como, foram envolvidos em um pensamento crítico da atuação do profissional ligado à área ambiental.

A palestra contou com momentos de grande importância, ao qual destacamos:

- Apresentação do IAS e da necessidade do engajamento das Instituições de Ensino, Núcleos Escolares, Poder Público, ONGs, Empresas e Sociedade Civil no tocante ao cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

- A noite contou com um belo debate sobre as Políticas Públicas voltadas para os Resíduos Sólidos, dentre elas as leis Lei Nº 19.823, de 22 de novembro de 2011, que dispõe sobre a concessão de incentivo financeiro os catadores de materiais recicláveis - Bolsa Reciclagem e a Lei 12.305, de dois de agosto de 2010, que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

- A coleta seletiva, também foi foco do debate, os alunos do curso Técnico, receberam informações de grande importância do belo trabalho dos Trabalhadores com materiais recicláveis, sendo necessário o fortalecimento desta classe, tanto em aspectos organizacionais quanto de equipamentos para facilitar o trabalho digno destes trabalhadores.

A necessidade da participação em proteger e conservar o meio ambiente, não é somente do Poder Público, mas sim de todos, tanto das empresas, ONGs, e principalmente da coletividade, afinal o meio ambiente é pertencente a todos. O papel de cidadão não é realizado somente em época de eleição, em que o individuo tem o dever de participar da escolha dos seus representantes, mas sim em fazer  surgir e ser modificadas "Politicas Públicas/leis e normatizações" a favor de melhorias ao ambiente, o que poderá garantir  a sadia qualidade de vida apontada no caput do Art. 225 da Constituição Federal de 1988 frisou Fernandes.

De acordo com a maioria dos alunos presentes a apresentação foi Ótima, sendo estas ações importantes para o aprendizado e aplicação na vida no dia a dia. O que mais gostaram foi da iniciativa da criação do Instituto e de saber que existem pessoas que lutam pelo trabalho dos trabalhadores com materiais recicláveis. 
O Instituto Atitude Sustentável – IAS está disponível para realização de parcerias, caso queira receber uma visita de um dos nossos Diretores em sua empresa, Prefeitura, Escola, ONG, OCIP ou Associação de Trabalhadores com Materiais Recicláveis, sobre os Objetivos do IAS e os princípios e diretrizes que norteiam a PNRS entre em contato conosco. Afinal, para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos devemos unir forças para preservação e conservação dos recursos naturais para a geração vindoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.