sexta-feira, 19 de outubro de 2012

IAS - Um ato de amor ao próximo e preocupação com a futura geração!

Depoimento da Diretoria  - Daniela Lemos Ferreira
Diretora de Ciências e Tecnologia

O IAS não é só um ato de paixão e um ato de comunicação, também é um ato de razão. Não está apenas em uma ação ideológica sem fundamento. Os membros do instituto são empenhados em conhecer cada vez mais da área ambiental e discutem soluções lógicas para um trabalho efetivo. Partilham visões e informações com o poder público e privado, instituições de ensino e coletividade em prol da gestão adequada de resíduos sólidos.
 
Daniela Lemos Ferreira - Diretora de Ciências e Tecnologias  do IAS
Crédito: Arquivo pessoal
Pensam em ações ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas. Utilizam de uma metodologia sólida, de referências.
 
Desenvolvemos palestras, eventos, capacitação de catadores, oficinas de educação ambiental, manifestações públicas e mobilizações, redes sociais, mídia, rádio.
 
Visto que cada grupo de sujeitos é sensibilizado por um tipo, formato, momento e canal de transmissão de mensagens o instituto leva sua mensagem ambiental a públicos diferenciados. Pra mim o IAS é aprendizado mútuo.
 
Neste ano pudemos acompanhar a Rio+20 e percebeu-se que não podemos esperar apenas grandes Congressos Mundiais que são igualmente importantes, mas que sozinhos não são suficientes para alcançar a sustentabilidade. Lutemos aqui e agora por uma vida digna, onde a esperança não se parta quando nos debatemos com a corrupção e a ganância dos homens. Isso tudo porque a consciência, o senso moral nasce mesmo é dentro da alma. E precisamos aos poucos ir entrando dentro dessa alma brasileira.
 
Sei que não vamos resolver todas as questões ambientais. Mas estamos conseguimos superar obstáculos e incentivar mais e mais ações e criações de novos grupos. Tenho orgulho desse projeto porque o objetivo é a união com coragem e entusiasmo para angariar forças para fazer a nossa parte e cobrar dos nossos "representantes" políticos atenção à necessidade do coletivo, do social, do meio ambiente, da economia, enfim, da sustentabilidade.
 
Tenho aprendido que também é um grande desafio nos policiarmos e procurarmos dentro de nós uma reforma intima, adquirir conhecimentos, levantar ao cair, voltar a sorrir e trabalhar quando deparamos com portas fechadas, ensinar com exemplos e palavras aos outros a também fazer o bem ao planeta, isso inclui fazer ao bem ao próximo. Enfim, continuar agindo corretamente mesmo quando estivermos desanimados, quando você acha que é pouco, muito pouco e não vale a pena. Saiba que vale e muito, pois é o que soma! Quero para o IAS, cada vez mais progresso em relação às mobilizações socioambientais. Meu desejo é que o instituto possa sempre dar mais um passo na caminhada pela sustentabilidade através do intercambio de idéias, novos consensos e chegada de novas forças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.