segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mobilização Sócio Ambiental de Abril - Coelho Catador - Renovando ideias por um mundo cada dia melhor!


SUSTENTABILIDADE NA PÁSCOA - TODOS JUNTOS POR UM MUNDO CADA DIA MELHOR!
Chegou a páscoa! Época de renascimento de ideias. Época de passagem, de mudança de atitudes. Para muitos, é apena um dia para ganhar muitos ovos de chocolate deliciosos. Mas você já parou para pensar o que mais esses ovos podem ser, além de serem deliciosos? São também fonte de geração de resíduos, que aumenta nesta época, devido ao grande consumo de ovos de páscoa.
Suas embalagens chamativas de plásticos brilhantes, envolvidos em papel laminado, com surpresinhas dentro deles, que por sua vez são embaladas por mais plástico e papel. E depois de consumido o chocolate, para onde vai tudo isso? Lixo...
Mas não podemos deixar as crianças sem seus chocolates, então, o que fazer? Primeiro, optar por compras mais sustentáveis: Uma barra de chocolate, por exemplo, possui a mesma quantidade de chocolate que ovos médios, porque não preferi-la, ao invés dos ovos? Outra coisa que podemos fazer é nos unir, mobilizar toda a sociedade, para que as empresas e o poder público passem a observar as questões de redução de embalagens, tanto no momento de fabricação dos ovos como na fabricação de outros produtos, e também na formulação e execução de políticas públicas relacionadas ao setor produtivo.
Em 2005, foi assinado no Reino Unido o Tratado de Courtald. Este Tratado é um acordo voluntário entre a organização WRAP (Programa de Ações para Recursos e Lixo) e as maiores empresas alimentícias do Reino Unido, que apoiam a redução da produção de embalagem e do desperdício de comida. O tratado visa alcançar objetivos como reduzir por completo o desperdício de embalagens.
O mais interessante é que essa necessidade de redução das embalagens não partiu das empresas, e sim dos próprios consumidores, que unidos, alcançaram o objetivo de reduzir a geração de resíduos. Esse tratado trouxe como resultados a diminuição de resíduos gerados pelos consumidores, varejistas com produtos mais baratos, economia nas empresas, entre outros benefícios.
Então, vamos fazer nossa parte! Vamos nos unir, pois como dizem por aí “as pessoas são como as águas, crescem quando se encontram”. E unidos poderemos trazer melhorias para a gestão dos resíduos sólidos no nosso Estado, no Brasil e no mundo!

Um comentário:

  1. oi.adorei suas idéias mas esse final de semana não vou estar aqui... então continue por favor me enviando seus e-mails pois pretendo participar de algumas mobilizações..
    marcos

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.