terça-feira, 31 de julho de 2012

Instituto Atitude Sustentável - Realiza Publicação Científica em congresso da UFMG

“Mobilizações Sociambientais e relato de experiência”



XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG

Belo Horizonte – 22 a 28 de julho de 2012

UFMG – Campus Pampulha

Tema: Entre escalas, poderes, ações, Geografias
 

O Instituto Atitude Sustentável representado pela diretora de ciências e Tecnologia Daniela Lemos publicou e expos o trabalho “mobilizações Sociambientais e relato de experiência”  no  XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG em Belo Horizonte ocorrido em 22 a 28 de julho de 2012 - UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Nos EDPs, os apresentadores e participantes tiveram a oportunidade de discutir, apresentar experiências e trocar informações.


No último dia do Congresso, também foi comemorado o primeiro ano do instituto Atitude Sustentável. Um ano de conquistas, aprendizado, oportunidades de novas amizades. Segundo a Diretora Daniela Lemos “neste primeiro ano, o instituto teve um grande progresso em relação às mobilizações socioambientais. Primeiro, este projeto não é só um ato de paixão e um ato de comunicação, também é um ato de razão. Não estamos apenas em uma ação ideológica sem fundamento. Estamos empenhados em conhecer cada vez mais da área ambiental e discutindo soluções lógicas para um trabalho efetivo. Partilhamos visões e informações com o poder público e privado, instituições de ensino e coletividade em prol da gestão adequada de resíduos sólidos. Pensamos em ações ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas. Utilizamos de uma metodologia sólida, de referências. Desenvolvemos palestras, eventos, capacitação de catadores, oficinas de educação ambiental, manifestações públicas, redes sociais, mídia, rádio. Visto que cada grupo de sujeitos é sensibilizado por um tipo, formato, momento e canal de transmissão de mensagens levamos nossa mensagem ambiental a públicos diferenciados”.


Neste ano pudemos acompanhar a Rio+20 e percebeu-se que não podemos esperar apenas grandes Congressos Mundiais que são igualmente importantes, mas que sozinhos não são suficientes para alcançar a sustentabilidade. Lutemos aqui e agora por uma vida digna, onde a esperança não se parta quando nos debatemos com a corrupção e a ganância dos homens. Isso tudo porque a consciência, o senso moral nasce mesmo é dentro da alma. E precisamos aos poucos ir entrando dentro dessa alma brasileira.



De acordo com Daniela Lemos “Hoje, dia 30 de julho meu desejo é que nesse novo ano o instituto possa dar mais um passo na caminhada pela sustentabilidade através do intercambio de idéias, novos consensos e chegada de novas forças. Sei que não vamos resolver todas as questões ambientais. Mas estamos conseguimos superar obstáculos e incentivar mais e mais ações e criações de novos grupos”.



         O objetivo do IAS é a união com coragem e entusiasmo para angariar forças para fazer a nossa parte e cobrar dos nossos representantes políticos atenção à necessidade do coletivo, do social, do meio ambiente, da economia, enfim, da sustentabilidade.



Prece de Agradecimento - IAS



Agradecemos Senhor, pela glória de viver,

pela capacidade de amar

Muito Obrigado(a) Senhor, pelo que nós deste, pelo que nós dá!

Muito Obrigado(a) porque nossos olhos fitam o ar, a terra, acompanha as aves do céu,

a terra verde salpicada de flores,

a alegria dos homens, a paz,

a verdade de olhares sinceros!

Muito obrigado(a) pela beleza que nossos olhos vêem

e pela força e coragem de modificar as que não são tão belas.



Muito obrigado(a) senhor pela nossa união

Muito obrigado(a) porque tivemos a oportunidade de conhecermos uns aos outros



Obrigado(a) pelas lágrimas que choramos por indignação

porque estas nos alertaram para ir a luta.

Obrigado(a) pelas lágrimas que choramos pela emoção de cada nova conquista.



Muito obrigado(a) senhor pelas tantas mãos que semeiam,  que agasalham,

que se unem à causa e que nos animam.

Muito obrigado(a) senhor!

Nosso pagamento é a alegria

Nossa Sede são os nossos corações

Pelo teu amor, obrigado(a) Senhor!!



Daniela Lemos Ferreira

Diretora de Ciências e Tecnologia

Instituto Atitude Sustentável

30/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.