domingo, 13 de novembro de 2011

Show de Educação Ambiental, uma parceria do Grupo Atitude com o Grupo Eco-Esperança

Educação Ambiental no Espaço Criança Esperança - BH

O Grupo Atitude Sustentável desenvolveu uma atividade inesquecível em parceria com o grupo Eco-Esperança, projeto social da empresa simulada Ecorgânica formada pelas alunas do curso de Gestão Ambiental Adriane Nascimento, Andréia Frois, Kamilla Matos e Kassia Mendes do Centro Universitário UNA. As atividades ocorreram nesse sábado 12 de novembro no Espaço Criança Esperança, localizado no bairro Serra, município de Belo Horizonte em Minas Gerais.
           
                Dentre as atividades realizadas no grande evento podemos destacar:

Teatro socioeducativo


 Os palhaços Coleta (Daniela), Seletiva (Rodolfo) e Natalina (Andréia) são os personagens que ensinam as crianças que para se ter um ambiente agradável, sem sujeiras e não maltratar a natureza é necessário coletar o lixo e descarta-lo de forma adequada. A melhor maneira de coletar é separando por tipo de material, pois assim o resíduo pode ser reaproveitado em artesanatos ou até mesmo ser reciclado em novos produtos. Na ocassião, foi apresentado a importância da coleta seletiva bem como as benfeitorias que o ato de separar os materiais geram para todo o planeta, isso ocorre com a ajuda dos nossos amigos catadores de materiais recicláveis espalhados por todo o mundo.


GINCANAS EDUCATIVAS CUJO FOCO É A COLETA SELETIVA


*Desfile da Coleta Seletiva - Desta vez as próprias crianças fizeram o show, após as devidas orientações a cerca da importância dos cuidados com o planeta, apresentaram  as cores da coleta seletiva, caracterizados com elas informaram para todos os seus amiguinhos presentes da importância da separação dos tipos de materiais, facilitando o destino ambientalmente adequado dos materiais recicláveis . As orientações do Grupo Atitude e do Grupo Eco-Esperança foram essenciais na formação do aprendizado.



* Gincana da Coleta Seletiva

A gincana foi marcada pela garra das crianças após a obtenção de informações a cerca da necessidade da proteção do meio ambiente, a proposta apresentada pela equipe organizadora acarretou um pensamento critico a cerca da disposição adequada dos materiais recicláveis. É importante ressaltar que o ato da coletividade realizar a coleta seletiva é fator de grande importância no chamado ganho a ganho, afinal, os bens ambientais são fundamentais para a garantia de uma sadia qualidade de vida.

E a diversão não parou por ae...

Pinturas e arte feita com resíduos sólidos





Pintura faciais com temas ambientais

As crianças foram agraciadas com desenhos e pinturas abrangendo a temática ambiental. A proteção dos bens naturais foi a chave para o sucesso desta atividade.











O dia foi marcado pela distribuição de materiais informativos, bem como a distribuição de brinquedos, guloseimas e muita diversão, afinal a junção de forças a favor da sustentabilidade é a única chave para o sucesso de qualquer evento temático a favor da proteção dos bens naturais. 

Como bem apontado pelo Artigo 225 da Constituição Federal de 1988 em seu Caput consta que cabe a coletividade o dever de defende o meio ambiente e preserva-lo para as presentes e futuras gerações.


Ações socialmente justas cujo proposito é a garantia de uma sadia qualidade de vida só é conquistada pela garra e pela perseverança de um mundo cada dia melhor, onde o sonho e a oportunidade de um trabalho digno se destaca a favor da geração vindoura.

No final, todas as crianças fizeram a busca pelo lixo para a limpeza do Espaço Criança Esperança, mostrando que aprenderam bem os ensinamentos repassados pelos organizadores.

 
Criança, o futuro desta nação encontra-se em tuas mãos, somente apreendemos quando compartilhamos experiências na conquista de um mundo cada dia melhor.

Grupo Atitude - Ações a Favor da Sustentabilidade

4 comentários:

  1. Uma iniciativa que trouxe muita alegria, e satisfação, é muito bom doar alegria, parcerias assim como do ECO-ESPERANÇA e GRUPO ATITUDE SUSTENTAVEL é que fazem com que a esperança de um mundo onde a natureza seja preservada não acabe, vamos todos nos unir por esta causa, vamos em busca de um mundo sustentavel, conto com vocês!!!!

    ResponderExcluir
  2. É ATRAVÉS DE ATITUDES COMO ESTA, DE SEMENTES PLANTADAS DESSA MANEIRA QUE TEMOS A CERTEZA QUE BONS FRUTOS SERÃO GERADOS NO FUTURO. E O NOSSO FUTURO É AGORA!

    ResponderExcluir
  3. É ATRAVÉS DE SEMENTES PLANTADAS DESSA MANEIRA QUE TEMOS A CERTEZA QUE BONS FRUTOS SERÃO GERADOS NO FUTURO.

    ResponderExcluir
  4. Por meio de pequenas atitudes, é que alcançamos grandes resultados!!!É indescritível a sensação de poder ensinar e mostrar as nossas crianças a importância de pequenas atitudes, que podem mudar o futuro em especial delas.. uma sementinha que plantamos dá origem a uma imensa árvore...Parceiros, sempre!Estamos juntos em busca de um presente-futuro mais ambientalmente consciente. Eco-esperança & Grupo Atitude

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.