terça-feira, 27 de novembro de 2012

Nosso Futuro Comum – Trabalhando a Sustentabilidade a Favor das Gerações Futuras

Para muitos, o termo sustentabilidade nada mais é que uma palavra inovadora, cujo conhecimento das ações ainda são desconhecidas. Muitas das vezes o termo ser sustentável é utilizado apenas como refúgio de um mercado cada dia mais competitivo.
 

Para os ambientalistas e demais profissionais ligados a área ambiental como os Gestores Ambientais, Biólogos, Geólogos e Técnicos em Meio Ambiente, o termo sustentabilidade visa ações responsáveis, seja, ambientalmente corretas, ecologicamente viáveis e socialmente justas para construção de um mundo cada dia melhor, tanto na presente geração quanto para a geração futura.

É importante destacar que o termo “Desenvolvimento Sustentável” foi apresentado pela primeira vez no Relatório Brundtland, também conhecido de “Nosso Futuro Comum” no ano de 1987, nele é apresentado: “O desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender às necessidades e aspirações humanas.”

Desta forma, a Constituição de 1988 traz em seu Artigo 225, o reforço do contexto ora apresentado. “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.” ( Grifo nosso).

Mas como a coletividade deve agir em prol do meio ambiente?

Seguem algumas dicas:

- Elejam representantes conscientes e comprometidos com a área ambiental;

- Exerça o seu papel de cidadania, participe das reuniões dos órgãos ambientais setoriais;

- Em caso de dúvidas dos direitos ambientais, procure por um advogado especialista no caso, se necessário, procure pelo Ministério Publico de sua região;

- ONGs Ambientalistas também podem ser fundamentais para busca de uma sadia qualidade de vida;

- Conheça os órgãos ambientais de sua região, busque o conhecimento e fique por dentro das políticas públicas que visem um ambiente ecologicamente equilibrado, como por exemplo, ações de educação ambiental.

Você sabia?

Você como cidadão, pode mover ação popular a favor do meio ambiente? A Ação Popular Ambiental pode ser visualizada mediante a Lei n. 4.717/65 sem contar que na Constituição Federal de 1988 é garantida no artigo 5º, inciso LXXIII “qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência”. Em caso de dúvidas, procure pela promotoria de Justiça de sua localidade.

Compartilhe das belas ações a favor da sustentabilidade por meio do blog http://grupoatitudesustentavel.blogspot.com/ e siga o Grupo Atitude em suas redes sociais.
 
Texto e foto: Rodolfo Fernandes - Divulgação IAS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.